EROSÃO ÁCIDA DENTAL

Seus dentes estão desgastados, mudando de forma e cor ou estão com sensibilidade?

Saiba que seus dentes podem estar sendo acometidos pela EROSÃOÁCIDA.

Esses sinais se confundem ou se potencializam em pessoas que rangem ou apertam os dentes. A erosão ácida está relacionada aos nosso hábitos alimentares e à nossa saúde sistêmica.

Ter um sorriso bonito e confiante encanta e atrai pessoas. No entanto, existem alguns fatores que podem arruinar esse belo sorriso. A erosão ácida é um desses fatores.

Por ser a substância mais dura do corpo humano, o esmalte do dente age como a primeira linha de defesa para proteger seus dentes. Porém, ele não é impenetrável, podendo assim, sofrer agressões que compromete sua estrutura.

Afinal,o que é erosão ácida?

A erosão ácida consiste na perda da superfície do dente (o esmalte dental), causada por ácidos intrínsecos (origem gástrica) ou extrínsecos (dieta ou hábitos inadequados), mas muito mais associada à dieta moderna. Prevê-se que a erosão ácida venha a ser um problema emergente para a saúde dental do século XXI.

A erosão ácida desgasta o esmalte dentário com o passar do tempo e, consequentemente, deixa os dentes mais suscetíveis aos mais variados tipos de doenças. Além disso, uma vez que o esmalte dos dentes tenha sido desgastado, ele não se recompõe, sendo assim, um processo irreversível.

Ela se difere da cárie dentária porque não envolve bactérias ou os açúcares da dieta. É resultado da ação direta de ácidos sobre a superfície dos dentes.E pode acometer os dentes de crianças, adolescentes e adultos.

O que provoca a erosão ácida no esmalte do dente?
Os períodos mais longos de exposição do esmalte à um meio bucal ácido, estimula a sua desmineralização, levando a erosão ácida.

Consumir alimentos cítricos como, certos tipos de frutas, além de refrigerantes, vinhos, vinagre, energéticos, entre outros, deixam os dentes expostos à erosão ácida.

Frutas cítricas: As frutas têm excelente valor nutricional e seu consumo deve ser recomendado, graças a quantidade de vitaminas e fibras. Entretanto, asfrutas com alto nível cítrico, por exemplo, limões, limas, tangerinas e laranjas, podem desmineralizar o esmalte dos seus dentes. Coma com moderação e se certifique de beber bastante água para equilibrar o ácido na boca.
Refrigerantes e energéticos: São bebidas que contêm muito açúcar, e mesmo as versões diet são bastante ácidas. Pesquisas feitas pela ADA sugerem que o consumo de refrigerante corrói o esmalte de forma muito similar ao uso de drogas ilícitas.
Refluxo gastroesofágico: um problema digestivo que faz com que os ácidos estomacais sejam regurgitados pela garganta e, às vezes, pela boca, entrando em contato com os dentes. Evite alimentos que estimulem essa reação, como tomates, comidas apimentadas, chocolate, álcool e café.
Gravidez: no período da gravidez é muito comum ter o enjoo matinal que, além de causar náusea prolongada, o ácido muitas vezes se mantém na boca da gestante. Esse ácido pode causar erosão dentária da mesma forma que o refluxo.
Bulimia: tem efeito semelhante ao refluxo gastroesofágico, uma vez que a pessoa bulímica age estimulando o regurgitamento dos alimentos ingeridos, e junto com estes vem o ácido estomacal, que em contato com os dentes causam a desmineralização do esmalte dental.

Principais manifestações ou sintomas da erosão ácida
Sensibilidade: É um dos primeiros sintomas provocados pela erosão ácida. A medida que a dentina se torna exposta, devido desmineralização do esmalte, pode-se sentir sensibilidade ao consumir bebidas geladas, quentes ou doces.

Descoloração: Os dentes podem ter aparência amarelada devido à perda ou diminuição da espessura do esmalte do dente e consequentemente a exposição da dentina, que é mais escura.

Dentes arredondados: Aparência arredondada e áspera na superfície e borda dos dentes, pela perda da estrutura do esmalte dentário.

Translucência: Pode haver aumento da translucência (transparência) nos dentes anteriores.

Lesões em forma de taças: nas superfícies onde os dentes trituram os alimentos, formam-se cavidades pelo desgaste do esmalte.

Lesões cervicais:são as lesões localizadas na parte do dente mais próxima à gengiva causada pela perda do esmalte dentário.

Prevenção e tratamento
Primeiramente, o ideal é entrar em contato com um dentista confiável sobre o assunto e solicitar uma avaliação bastante criteriosa, em busca de sinais de uma possível erosão ácida. Somente o dentista é capacitado a lhe orientar e realizar o tratamento adequado para o seu caso.

2- Beba água regularmente e evite o consumo frequente de refrigerantes e bebidas gasosas. Quando for ingeri-los, considere o uso de um canudo no fundo da boca.

3- Após o consumo de alimentos ou bebidas ácidas, não escove imediatamente os dentes. Porque é nesta fase que o esmalte se encontra mais vulnerável. Faça bochecho com água 03 vezes antes de escovar os dentes ou aguarde30 a 60 minutos para fazer a limpeza dos dentes.

4-Escove os dentes suavemente, de forma completa e com uma escova macia.

6- Escolha um creme dental, preferencialmente gel dental, com baixa abrasividade e boa disponibilidade de flúor.

7-Em casos de dentes que já estejam afetados pela erosão ácida, apresentando lesões, o tratamento deve ser a dessensibilização ou restauração do dente.

8- Procure um médico especialista para tratamento adequado em caso de refluxo esofágico ou bulimia.

Fique atento à esta doença!Busque o tratamento o quanto antes. Lembre-se de recorrer ao atendimento a um dentista capacitado que lhe transmita confiança.

A prevenção é sempre o melhor remédio.

Cuide da sua saúde! Ela começa pela boca!