MORDIDA CRUZADA

A mordida cruzada é uma das alterações oclusais mais comuns, e quanto mais cedo for corrigida melhor, pois muitos problemas podem surgir em decorrência desta condição.

A mordida cruzada é a posição invertida dos dentes superiores em relação aos dentes inferiores, ou seja, quando um ou mais dentes da arcada superior se posicionam para dentro em relação aos dentes inferiores. Ela pode ser dentária, quando só os dentes são acometidos pelo problema, ou pode ser esquelética, quando as bases ósseas (maxila ou mandíbula) é que estão alteradas. A mordida cruzada também pode ser funcional quando ao ocluir os dentes a mandíbula se desvia para o lado esquerdo ou direito para ter maior contato entre os dentes superiores e inferiores.

É muito importante que se faça uma avaliação com o Ortodontista para que se obtenha um diagnóstico preciso da oclusão e para que seja planejada a melhor forma de se corrigir a mordida cruzada e outras más oclusões.  Há vários recursos ortodônticos, ortopédicos e até cirúrgicos para a correção da mordida cruzada. O profissional vai determinar qual a melhor maneira de corrigi- la, de acordo com o tipo de mordida cruzada apresentada, bem como a idade do paciente.

A mordida cruzada surge quase sempre na infância, e esta é a melhor época para ser tratada, para que se restabeleça a normalidade da oclusão e que a criança desenvolva sem nenhum desvio facial e funcional, uma vez que a mordida cruzada não se auto-corrige com o crescimento.

Na fase adulta é possível corrigir a mordida cruzada com tratamento ortodôntico usando aparelhos fixos ou aparelhos estéticos, como os alinhadores Invisalign. Quando a origem da mordida cruzada é esquelética muitas vezes é necessária a disjunção cirúrgica do palato.

Ao contrário do que muita gente pode pensar, o problema com a mordida cruzada não se limita à estética. Por isso é tão importante identificar e tratar essa condição o quanto antes.

Há ainda muitas complicações relacionadas a essa condição, que podem surgir dependendo do grau de desalinhamento dos dentes, tais como:

  • dores de cabeça, nos ombros e no pescoço;
  • ferimentos nas bochechas causados por frequentes mordidas acidentais;
  • desgaste dos dentes e possível retração da gengiva;
  • maior propensão ao desenvolvimento de cáries e gengivite;
  • bruxismo;
  • trincas ou fraturas de dentes;
  • alterações na articulação da mandíbula e outros.

Venha fazer sua avaliação com a Dra. Ariane Marques que tem mais de 28 anos de experiência e já tratou com sucesso todos os tipos de mordidas cruzadas e outras alterações oclusais, funcionais e estéticas.

Será um prazer cuidar do seus sorriso e do de seus familiares!

Dra. Ariane Marques CRO-15719

Entre em contato pelo telefone: (31) 3291-7869 ou mande um whatsapp (31) 98380-7640