Quais alimentos podem causar sensibilidade dentária?

Este problema afeta muitas pessoas em todo o mundo. A intensidade e a frequência dessa dor variam de pessoa para pessoa, mas independente de como acontece é sempre bem desconfortável.
Os estímulos externos aparecem quando o indivíduo ingere certos alimentos no dia a dia. Eles são divididos em quatro grupos: frios, quentes, doces e ácidos.
Conheça mais sobre eles abaixo: – Alimentos frios: Com a chegada do verão buscamos sempre por alimentos mais refrescantes para diminuir o calor. Contudo, alguns destes alimentos podem causar grande desconforto para quem tem os dentes sensíveis. Sorvete, açaí ou um suco de frutas bem gelado podem ficar para depois devido a este problema; – Alimentos quentes: Alguns alimentos como: sopa, caldo ou até mesmo o café da tarde pode trazer grande desconforto; – Alimentos doces: Os alimentos açucarados são os mais fáceis de causarem dor quando o esmalte do dente está desgastado e não pode cumprir seu papel de proteção. Balas, chocolates, doce de leite dentre outros podem causar grande sensibilidade, além de risco de cárie; – Alimentos ácidos: A acidez de alguns alimentos pode agravar a sensibilidade, pois aceleram o processo de desmineralização do esmalte dentário, deixando essa camada protetora mais fraca e expondo as partes sensíveis. Refrigerante, vinagre e frutas cítricas, como laranja e limão, são alguns exemplos.

Para diminuir este problema é importante a avaliação com o profissional para diagnosticar e tratar da sensibilidade de acordo com a causa do problema, que pode ser bruxismo, apertamento dental, má oclusão, trauma dentário, predisposição genética e outros.

Se você tem esse desconforto e quer a solução, agende sua consulta conosco.