O QUE É XEROSTOMIA?

Xerostomia, também conhecido por boca seca, é um sintoma associado, ou não, à baixa ou nenhuma produção de saliva pelas glândulas salivares, temporariamente ou não, de acordo com a causa.

Em condições normais, uma pessoa produz um litro, um litro e meio de saliva por dia. Além de água, a saliva contém enzimas, minerais, aminoácidos e substâncias que protegem contra a invasão de vírus e controlam a proliferação de bactérias.  A saliva desempenha um papel importante na limpeza da cavidade oral, na prevenção da cárie, do mau hálito e das infecções do sistema respiratório. Também é fundamental para a digestão dos alimentos e para o desenvolvimento do paladar e da fala.

Causas:

Algumas causas comuns que provocam a xerostomia ou boca seca incluem:

-Estresse

-Respiração pela boca ou ronco, decorrentes da obstrução das vias aéreas superiores

-Envelhecimento (idosos correm mais risco de desenvolver boca seca)

-Determinados medicamentos ( alguns antidepressivos, antialérgicos, diuréticos e anti-hipertensivos)

-Terapia contra o câncer (radioterapia/quimioterapia)

-Doenças auto-imunes como Síndrome de Sjögren: Algumas pessoas idosas sofrem desta síndrome que é uma doença autoimune caracterizada por olhos extremamente secos e boca seca, podendo levar a manifestação de cáries e doenças periodontias. E tem um impacto negativo na qualidade de vida devido às moléstias associadas aos sintomas.

-Fumo e consumo de álcool: estes provocam a baixa oxigenação celular e redução na produção de saliva.

-Tratamentos para o câncer: A radiação liberada pela radioterapia deteriora as glândulas salivares. Alguns medicamentos usados para tratar o câncer em qualquer parte do corpo também podem causar boca seca.

-Medicamentos com prescrição:  Centenas de medicamentos comuns, incluindo muitos antidepressivos, antialérgicos, diuréticos e anti-hipertensivos podem contribuir para causar a xerostomia. Se você tomar medicamentos que pareçam fazer com que sua boca se sinta seca, tenha especial cuidado com a escovação de dentes e o uso apropriado do fio dental.

-Doenças crônicas: Diabetes, HIV e a Síndrome de Parkinson são algumas das doenças que podem contribuir à boca seca crônica.

-Uso de entorpecentes:  As metanfetaminas têm uma estreita relação com a boca seca.

Sinais e sintomas:

Os sintomas de boca seca incluem: dificuldade para engolir, lábios secos e rachados, língua seca, uma sensação pegajosa ou de ardência na boca, dor ou vermelhidão na língua, presença de saburra (placa bacteriana que se forma na parte posterior da língua), mau hálito, aumento de cáries dentárias, úlceras ou infecções na boca e dificuldade para saborear a comida, mastigar, deglutir ou falar.

\"Boca

Como podemos prevenir ou tratar os sintomas da boca seca:

A melhor forma de tratar a boca seca envolve manejar os sintomas e praticar uma boa higiene bucal, e cuidar da sua saúde sistêmica. Outros cuidados contribuem para a melhora dos sintomas:

-Tomar de 1,5 a 2 litros de água por dia;

-Evitar bebidas com cafeína, como café, chás e determinados refrigerantes e bebidas alcoólicas;

-Evitar alimentos com muitos condimentos;

-Não fumar;

-Mascar chicletes sem açúcar ou chupar balas sem açúcar para estimular o fluxo de saliva. Doces (sem açúcar) com sabor de canela ou menta são boas escolhas;

-Utilizar produtos que estimulam a produção salivar ou que hidratam a boca, aplicadas em spray ou gotas 2 ou mais vezes ao dia.

No entanto, deve lembrar-se que nenhuma destas estratégias pode substituir uma rotina de cuidado bucal. Isso inclui escovar os dentes pelo menos três vezes por dia, usar corretamente o fio dental pelo menos uma vez por dia, e visitar regularmente o seu dentista para uma limpeza profissional.

Há várias outras situações em que podemos sentir a boca seca, mas que não caracterizam doença, tais como:

– Ao falar por muito tempo (em palestras, aulas e reuniões);

– Quando se fica muito tempo sem ingerir líquidos ou alimentar;

– Ao praticar esforço físico (em trabalhos ou atividades físicas).

Nestas situações, basta aumentar a ingestão de água e se alimentar adequadamente, que a sensação de boca seca desaparece. Caso persista a sensação da boca seca, procure um médico ou um dentista para identificar a causa do distúrbio e realizar o tratamento adequado.

Conte comigo!