Por que usar aparelho de Contenção?

Com o passar dos anos tudo muda. Nosso corpo está em constante mudança e a posição dos dentes também pode modificar. Um pequeno movimento dos dentes estará dentro de seu limite aceitável e o uso correto das contenções fará com que essas mudanças sejam mínimas.

Os aparelhos de contenções ortodônticas servem para mantes os dentes em seus devidos lugares e atingir uma melhor estabilidade para um sorriso mais harmonioso.

A fase denominada pós-tratamento ortodôntico ou fase passiva é tão importante quanto a fase ativa do tratamento, pois as alterações que podem ocorrer nesta fase poderão comprometer o tratamento realizado tanto estética quanto funcionalmente. Infelizmente muitos pacientes não dão a importância necessária a esta fase do tratamento, e responsabilizam seu Ortodontista por uma movimentação ocorrida por alterações fisiológicas inerentes à raça humana ou até mesmo pelo mau uso dos aparelhos de contenção.

É importante salientar que os resultados obtidos no final do tratamento ortodôntico não são permanentes. Como na cirurgia plástica, pode ser necessário um retratamento no futuro, para reparar eventuais movimentações dentárias indesejadas.

O uso inadequado destes aparelhos poderá favorecer uma movimentação indesejada como abertura de espaço entre os dentes, desalinhamento entre os dentes, contatos prematuros problemas periodontais, perda da estética e retração gengival.

Cabe ressaltar que nem toda movimentação dentária após a remoção do aparelho é devido a uma recidiva. Recidiva é o nome dado a tendência do dente e ou maxilares de tenderem a voltar a sua posição inicial.

Atribui-se também estas movimentações dentárias aos seguintes fatores:

  • Movimentos dentários fisiológicos por crescimento facial ou pelo próprio envelhecimento da face.
  • Alterações funcionais como a respiração bucal e hábitos bucais deletérios (morder caneta, gelo, etc.)
  • Habito parafuncionais (apertamento dental ou bruxismo).
  • Uso inadequado dos aparelhos de contenção, bem como uma alimentação inadequada que ocasione quebra destes aparelhos podendo causar a movimentação dos dentes.

Há diversos tipos de aparelhos de contenção fixas e removíveis.

Os aparelhos removíveis podem ser convencionais feito em acrílico e fios ortodôntico ou contenção tipo alinhador como a Vivera que é uma contenção da empresa Align que é muito usada após o tratamento ortodôntico feito com os alinhadores Invisalign. Mas também pode ser usada até para quem utilizou o aparelho fixo.

As contenções fixas normalmente são colocados atrás dos dentes anteriores (na face lingual), podendo ser lisas ou onduladas.

“Eu sempre avalio e determino quais tipos de aparelhos de contenções a ser indicado para cada caso, levando em consideração a má oclusão inicial do paciente bem como o seu estilo de vida.” (Dra. Ariane Marques)

Siga bem as orientações do Ortodontista, usando corretamente as contenções e fazendo os controles pós-ortodônticos para que seu sorriso permaneça bonito e que sua oclusão se mantenha estável e saudável.