PREVENÇÃO BUCAL: HÁBITOS SAUDÁVEIS PARA SORRIR COM CONFIANÇA – PARTE I

Para se ter uma vida saudável e com qualidade, é importante cuidar do corpo e da mente. Cuidar da saúde oral é tão importante quanto cuidar da saúde geral. A boca faz parte do nosso corpo e influencia no bom desempenho do mesmo. Por isso, o cuidado com os dentes, gengiva e mucosa oral é fundamental para o nosso bem estar e melhor qualidade de vida.

Praticar bons hábitos como a higiene bucal e a ingestão de alimentos saudáveis são apenas uns dos procedimentos preventivos de doenças bucais, problemas na mastigação e dores faciais. Mas o cuidado com a saúde do seu sorriso vai muito além desses procedimentos.

Além disso, saúde bucal em dia torna as pessoas mais felizes, otimistas e de bem com a vida. Isso, certamente, vai refletir em todo seu corpo e em suas relações no dia a dia.

 

CHECK UP BUCAL

Fazer visitas regulares ao dentista para fazer um check-up bucal é fundamental para se ter uma saúde oral em dia.

O check-up bucal periódico proporciona ao paciente e ao dentista a oportunidade de detectar eventuais presença de doenças bucais e tratá-las precocemente, impedindo a sua evolução, e prevenindo outros problemas que podem ocorrer na boca, comprometendo a qualidade de vida do paciente. Muitas doenças sistêmicas, como câncer, hipertensão e diabetes podem manifestar sinais na boca. Por isso, fazer uma avaliação periódica com o dentista vai além de evitar a doença cárie.

Mesmo que nenhuma doença seja detectada durante o check-up bucal, nessas consultas o profissional poderá realizar a chamada profilaxia bucal, que consiste na limpeza profunda dos dentes, eliminando placas bacterianas acumuladas sobre a superfície dos dentes e tártaros supra e sub gengivais. Assim, previne-se doenças como cáries e inflamações gengivais, que podem vir a desenvolver quadros mais graves se não combatidas a tempo. As infecções e inflamações gengivais são porta de acesso às bactérias para, através da corrente sanguínea, se alojarem em outros órgãos e desenvolver doenças ou complicar o quadro das já existentes.

A visita ao dentista em todas as idades é muito importante, pois cada fase da nossa vida tem suas peculiaridades que devem ser consideradas, e que podem comprometer a saúde.

O diagnóstico precoce de doenças da boca e problemas oclusais e mastigatórios são importantes, e a prevenção é a melhor conduta para combater a manifestação de qualquer alteração que possa ocorrer na boca. As orientações quanto aos cuidados alimentares, higiene oral e prevenção de hábitos deletérios, como sucção de dedo e bico, roer unha, morder lábio e bochecha, tabagismo, bruxismo e outros, contribuem para a manutenção da saúde e de um belo sorriso

 

Dra. Ariane Marques
Ortodontista