PREVENÇÃO BUCAL: HÁBITOS SAUDÁVEIS PARA SORRIR COM CONFIANÇA – PARTE II

CONFIRA TODOS OS BENEFÍCIOS DE UM CHECK-UP ODONTOLÓGICO EM CADA FAIXA ETÁRIA:

1-  Gestação e bebês de 0 a 4 anos

Os cuidados iniciam com a orientação do dentista às gestantes em relação à sua alimentação, hábitos e higiene bucal. Contribuindo, assim, para o bom desenvolvimento do bebê e para a saúde da mãe.

Os cuidados com a amamentação, hábitos prolongados de sucção de dedo ou chupeta, limpeza dos dentinhos que nascem são muito importantes para o bom desenvolvimento da face da criança, para a prevenção de cáries e problemas na oclusão das crianças.

2- Infância (5 a 12 anos)

Aos 5 -6 anos de idade, uma visita preventiva ao Ortodontista é muito importante para avaliar a oclusão e diagnosticar possíveis problemas que possam interferir no bom desenvolvimento da face e dos dentes. É muito comum nesta idade, as crianças apresentarem alterações na mordida por falta de espaço ou excesso de espaço para os dentes permanentes; problemas respiratórios que podem causar o estreitamento da arcada superior, levando à mordida aberta anterior e/ou mordida cruzada, entre outros problemas. Detectar qualquer alteração na formação e desenvolvimentos dos dentes nessa fase permite que o Ortodontista planeje e oriente os pais o melhor momento de intervir.

É o momento também de começar a conscientizar as crianças quanto aos bons hábitos alimentares e de higiene oral para prevenir a cárie e outras doenças na boca.

3- Adolescência

As mudanças físicas, hormonais e comportamentais que ocorrem nesta fase da vida são intensas, e devem ser levadas em consideração quando o assunto é prevenção bucal. Os adolescentes devem ser alertados quanto ao consumo de alimentos ricos em açúcares e carboidratos, refrigerantes, que aumentam nesta idade, e reforçar as orientações de higiene bucal, principalmente quanto ao uso de fio dental.

Na adolescência, a procura por Ortodontista é grande, uma vez que todos os dentes permanentes já estão presentes na boca, e todos querem estar com os dentes alinhados. O uso de aparelho fixo exige um cuidado maior com a higienização. Atualmente, a opção de se corrigir a posição dos dentes com alinhadores tem sido bem aceita por minimizar os riscos de descalcificações e inflamações gengivais, pois, além de ser discreto e estético, o paciente pode remover o aparelho para fazer a higienização.

4- Jovens e adultos

A falta de tempo e prioridade pela conquista de sucesso profissional, social e afetivo levam as pessoas a terem uma vida corrida e estressante, podendo surgir vários problemas que podem ser evitados ou detectados precocemente com a prevenção oral. Dentre estes, citamos o bruxismo, que causa desgastes nos dentes, recessões gengivais e perdas ósseas. Hábitos deletérios como tabagismo podem causar maior incidência de problemas periodontais e câncer bucal. Assim, fazer um check-up periódico previne que pequenas lesões ou alterações na oclusão se desenvolvam e venham a causar maiores danos para o paciente.

5- Melhor idade

Os idosos necessitam de um cuidado maior com os dentes e gengivas, necessitando de controles periódicos mais curtos para prevenir doenças bucais.

Muitas doenças comuns nesta faixa etária, como diabetes, hipertensão, e até mesmo o câncer, podem causar alterações na mucosa bucal, doenças periodontais e aumento do risco de cáries. Esses problemas podem ser causados pelo menor fluxo salivar, redução da coordenação motora do idoso e por alguns tipos de medicamentos de uso contínuo.

Fazer o check-up odontológico regularmente EM QUALQUER IDADE é o segredo para manter uma boca saudável, um sorriso confiante e melhor qualidade de vida.

SORRIA PARA A VIDA!

Cuidar da saúde oral e do sorriso faz bem a autoestima e à melhor qualidade de vida.

FAÇA DESTA CONSULTA UM COMPROMISSO REGULAR

Mas o grande segredo é fazer desta consulta um compromisso regular na sua agenda. Não procure o dentista só em casos de emergência. Marque uma visita sempre que ele achar necessário. Assim, você fica livre de doenças bucais, fará uma higiene bucal mais caprichada e, consequentemente, terá dentes bonitos e saudáveis por toda vida.

Dra. Ariane Marques

Ortodontista

AGENDE O SEU CHECK UP BUCAL.