SEU FILHO (A) RONCA?

O ronco é um ruído provocado pelo estreitamento ou obstrução das vias respiratórias superiores (nariz ou garganta) durante o sono. Esse estreitamento dificulta a passagem do ar e provoca a vibração dessas estruturas.

Já na infância o ronco pode se manifestar. Se o seu filho começou a roncar, é importante que escute seu ronco e observe sua frequência.

O ronco é um sinal de alguma dificuldade respiratória, podendo ser ocasionado por excesso de peso, resfriados, casos de alergias crônicas (rinite, sinusite, etc.), ou também por uma inflamação das amídalas, uma vez que a criança começa a respirar pela boca.

Assim sendo, algumas crianças roncam ocasionalmente (resfriados, mudança de clima) e outras são roncadoras crônicas.

As crianças que são respiradoras bucais e que roncam, podem ter sua qualidade de vida comprometida, apresentando vários problemas como:

Baixo rendimento escolar
Sonolência Diurna
Hiperatividade
Irritabilidade
Dificuldade mastigatória (come muito rápido e/ou com a boca aberta).
A importância de se atentar se seu filho (a) está roncando é muito séria, pois o ronco pode ocasionar vários problemas de saúde na infância, e que se não tratados desde o início se estenderão até a fase adulta.

O tratamento do ronco começa com um diagnóstico médico multidisciplinar, de vários especialistas como: Otorrino, Pediatra, Alergista, fonoaudiólogo e o Ortodontista.

Você deve se perguntar, mas o que o Ortodontista tem a ver com problemas respiratórios, como o ronco?

Eu digo a você: tudo!

A anatomia da boca é um dos grandes fatores que contribuem para o ronco. O Ortodontista deve saber diagnosticar o problema, realizar exames e indicar a melhor forma para tratar o paciente. “Se há ronco, normalmente a respiração noturna é bucal!” Com isso, há um posicionamento mais baixo da língua, a arcada superior mais estreita e o palato mais profundo.

Essa condição facilita o surgimento da mordida cruzada e a possibilidade de dentes tortos. Este tipo de respiração também pode provocar ressecamento gengival e uma possível inflamação.

Além de tratar essas alterações da oclusão, o Ortodontista pode ajudar a combater o ruído, melhorando o posicionamento da arcada dentária e dos dentes.

A Ortodontia pode ajudar a solucionar estes problemas com o uso de aparelhos de acordo com a idade da criança, o tipo facial e de má oclusão apresentados, sendo os mais usados:

Disjuntores maxilares; para expandir a maxila;
Tração reversa de maxila, que consiste na aplicação de dispositivos que promovem o deslocamento anterior da maxila;
Aparelhos estimuladores do crescimento mandibular;
Alinhadores Invisalign First / Teen
A adaptação destes aparelhos nas crianças é bem tranquilo.

Portanto, o papel do ortodontista no tratamento dos distúrbios respiratórios do sono é fundamental para permitir que a criança se torne um adulto mais saudável, produtivo e com melhor qualidade de vida.

Gostou da nossa matéria?

Tem interesse em saber mais sobre tratamento de ronco em Belo Horizonte?

Entre em contato com a nossa Clínica e marque uma consulta com a nossa ortodontista especialista em tratamento de ronco.

Será um prazer atendê-lo(a) e ajudá-lo(a) a esclarecer e solucionar este problema.

Att.

Dra. Ariane Marques