Halitose, você sabe o que é?

Halitose significa “mau hálito”, um problema que atinge cerca de 40% da população, em grande parte devido à incorreta higienização bucal.

Escovar os dentes, passar fio dental e enxaguar bem a boca, fazem parte da higienização mas não podemos esquecer da língua, principal geradora de mau hálito!

A língua quando não limpa corretamente, provoca uma camada branca que chamamos de saburra, a saburra nada mais é do que um concentrado de bactérias que aparece na boca, seja pela falta de higiene bucal ou por uma tendência natural da pessoa.

Porém, a Halitose não é gerada somente por problemas bucais, é um indicativo de que alguma coisa não vai bem, seja do ponto de vista patológico (requer tratamento) ou fisiológico (requer apenas orientações).

Fatores que podem causar halitose:

Diminuição da quantidade de saliva (causada por diversos motivos: medicamentos, stress, ansiedade, respiração local, doenças, etc.
Saburra Lingual
Cárie
Problemas Periodontal
Estomatite
Problemas respiratórios como: Amigdalite, Sinusite, etc.
Problemas intestinais, como refluxo.
Prisão de ventre
Diabetes
Desidratação
Tabagismo, entre outros…
Existem determinados hábitos que podem ajudar a prevenir e a purificar o hálito.

Prevenção:

Ir ao dentista com periodicidade
Escovar os dentes com o uso do fio dental
Beber bastante água
Comer de 3 em 3 horas
Evitar comidas condimentadas, gordurosas etc.
Ingerir alimentos fibrosos (como cereais e frutas).
Mastigar bem os alimentos
Se as medidas acima não surtirem efeito, procure um dentista.

Tratamento:

O diagnóstico do dentista, é feito primeiramente por meio de uma avaliação detalhada da condição oral do paciente e do seu histórico.

Feita essa avaliação, o primeiro passo é a realização de uma boa Profilaxia (limpeza).

A profilaxia é o tratamento que consiste na total remoção de tártaros e placas bacterianas, atuando fortemente na prevenção e no fortalecimento dos dentes.

Logo após a profilaxia, o dentista pode solicitar exames que medem a quantidade e a qualidade da saliva (sialometria), quantidade de enxofre exalada na respiração e até mesmo a possível presença de ronco e de apneia.

Tudo depende do motivo por trás da halitose. Se a causa for relacionada a baixa produção de saliva, o tratamento consiste em estimular essa produção através de medicações, ou recursos mecânicos como os sialogogogo (bolinhas de silicone saborizada), que devem ser mascadas várias vezes ao dia, estimulando a produção adequada de saliva.

Casos em que o problema de halitose não está relacionado à doenças bucais, o dentista através de uma anamnese correta, poderá encaminhar o paciente para o especialista correto.

Se você gostou da matéria, se identificou ou conhece alguém com estes sintomas, não deixe de entrar em contato conosco.

Teremos um enorme prazer em te receber.