VOCÊ TEM O HÁBITO DE ROER UNHA?

Onicofagia é um hábito deletério compulsivo, mais conhecido como roer as unhas.

Geralmente surge na infância, e está associado à insegurança, ansiedade, e estresse. Roer as unhas é um hábito aparentemente inofensivo, mas que transporta vírus, bactérias e fungospresentes nas mãos, dedos e abaixo das unhas para a boca, e desta para outras partes do corpo, podendo causar diversas doenças.

No momento em que estamos vivendo, tentando evitar a contaminação pelo COVID-19, é muito importante as pessoas que tem o hábito de levar as mãos à boca frequentemente ou roer unhas, se policiarem mais ainda, e pararem com o hábito.

Além do risco de contaminações e doenças, a onicofagia pode causar sérios problemas na saúde bucal, tais como:

– mobilidade de um ou mais dentes;

-perda óssea ao redor do dente;

– reabsorção radicular;

– lesões ou inflamações gengivais;

– alterações na posição dos dentes afetados pelo hábito de roer unha;

– fraturas ou trincas das bordas dos dentes;

– alterações e dores nas articulações da mandíbula (ATM) e dores nos músculos mastigatórios.

Esses são alguns dos problemas causados pelo hábito de roer as unhas, que afetam nossa saúde oral, emocional e sistêmica.

Então não faltam motivos para parar de roer as unhas, não é mesmo? E para dar um fim a esse hábito, não tem fórmula mágica. Determinação, e força de vontade são fundamentais para conseguir parar com a onicofagia. Muitas vezes, é necessário associar a ajuda de profissionais como psicólogo, psicoterapeuta ou outras especialidades, para ajudar a equilibrar o aspecto emocional, que normalmente é o maior causador do hábito de roer unha.

O movimento da mordida pode afetar a gengiva, os dentes, a mandíbula, estômago, e o intestino. O que pode causar na saúde dos dentes? com o hábito de roer as unhas com frequência: -Desgaste do esmalte -Apeamento: alterações das posições dos dentes -Bruxismo: uma pessoa que tem o hábito de roer as unhas com frequência está mais propensa de desenvolver o bruxismo(apertar e ranger os dentes sem intenção) -Lesões da gengiva: os pedacinhos de unha roídas, tem bordas cortantes e estão cheia de bactérias, por isso que causa danos a gengiva _ Alteração da mandíbula : o movimento de roer as unhas, podem gerar problema na mandíbula e os sinais mais comuns são(estalos ao abrir e fechar a boca, dor ao mastigar casos mais extremos, podendo haver também problema na articulação, até mesmo na simetria do rosto. Mas bactérias, vírus e fungos que ficam acumulados debaixo das unhas, podem causar outras doenças

Quer saber mais? Converse conosco pelo whattsapp (31) 98380-7640

Mais recursos podem ser usados para auxiliar no tratamento da onicofagia.